Um pouquinho de cultura - A capoeira


Todos nós ou a maior parte queremos ficar bem com nosso corpo, então recorremos a musculação, pilates, zumba, corridas e tudo mais. Eu confesso que eu odeio malhar, e olha que minha mãe tem uma academia todinha montada e eu posso malhar de graça, mas não gosto haha. Agora que comecei mas para fortalecer meu joelho. Então mas antes da musculação, eu sempre fiz exercícios. Sempre joguei futebol(machuquei o joelho ai), vôlei, balé, hip-hop, ginástica olímpica e tudo quanto é coisa, mas o que sempre ganhou meu coração e ganha ate hoje desde os dois anos de idade foi a Capoeira e é sobre ela que vim falar, pois ela também é uma ótima alternativa de quem quer fazer exercícios mas não gosta das coisas que falei ai em cima.
Como falei já, eu faço capoeira desde os 2 anos de idade, mas como assim Lavínia? Pois é comecei novinha pois minha mãe (Mestra Tida) e meu pai (Mestre Luís Cláudio) também começaram adolescentes e tudo mais, então eu cresci neste meio. Hoje em dia eles já são mestres de capoeira e viajam pelo mundo com ela, legal né? Mas pra quem não sabe o que é a capoeira eu explico:

"Bom na época do Brasil colônia os negros eram trazidos para cá e como todos sabem sofriam agressões, repressões, castigos e etc. Devido a isso eles perceberam que tinham que desenvolver alguma forma de proteção mas os senhores de engenho proibiam a prática de lutas. Então eles utilizaram o ritmo e as danças africanas para disfarça uma luta e é dai que surge a capoeira, uma arte marcial disfarçada em dança. Sua prática ocorria em terreiros próximos às senzalas (dormitório dos escravos). Através dela os escravos podiam aliviar o estresse do trabalho, se divertirem, manter a forma física e principalmente preservar sua cultura, que era proibida (isso acho que todos aprendemos na escola).
Durante muitos anos a capoeira foi proibida no Brasil pois era vista como uma prática violenta e que era realizada apenas por marginais e etc. Mas ate que enfim hoje em dia não é mais proibida. Hoje a capoeira está presente em quase todos os cantos do mundo, meu pai mesmo conheceu a Europa quase toda dando aula de capoeira e agora minha mãe também está. Essa imagem da capoeira acabou, ou quase (pois ainda tem algumas pessoas que acredita que é assim). Mas em 26 de novembro de 2014 a UNESCO declarou a roda de capoeira como sendo um patrimônio imaterial da humanidade, um máximo né?"

E o melhor de tudo meninas, capoeira emagrece e muito. Ela está presente nas escolas, universidades e academia pelo mundo a fora. Eu sou prova disso. A capoeira também é um esporte, e um esporte nacional brasileiro. Ela emagrece, dá energia, bem-estar, alongamento... Resumindo só faz bem para saúde, sem contar que praticando a capoeira a gente também acaba entendendo mais a história do nosso país e da nossa cultura. Eu amo fazer capoeira, amo jogar, amo o ritmo tudo, o mais legal dela é isso é uma mistura de tudo. Uma mistura de ritmo, dança, esporte, música, arte, luta e cultura.

Eu espero que vocês tenham gostado do post de hoje, eu contei um pouco sobre uma das coisas que eu mais gosto de fazer e tentei resumir um pouquinho o que era para vocês entenderem. Se tiverem gostado do post me falem nos comentários que eu pretendo trazer muito mais coisas de cultura, arte, esporte e tudo mais aqui para o blog. Ah e se vocês acham que não conseguem fazer e tudo mais, tirem essa ideia da cabeça por que minha mãe da aula pra pessoas de 5 ate 80 anos, isso mesmo 80. Então larga dessa ideia de não consigo.
E vocês praticam algum esporte? Fazem capoeira ou já viram alguma roda, vídeos ou eventos? Contem para mim.

ps. Peço desculpa pelas pequenas fotos e pela qualidade, pois se eu tivesse colocado o tanto que eu queria o post ia ficar maior ainda e a qualidade é baixa porque a maioria foi tirada em eventos onde a luz não era boa e etc. 

Beijos <3

20 comentários:

  1. Oi Lavinia! Nossa, eu também odeio academia.. olhando pra trás nem chego a me reconhecer porque lá pelos 17 ou 18 anos eu era ratinha de academia, ia todo dia, treinava certinho, comia bem e era cheia de neura. Mas hoje eu acho tãoooooooooo chaaaaato aquelas maquinas! Por outro lado eu nunca fiz capoeira, mas ja assisti e achei bem legal! Hoje so faço muay thai e olhe la hahaha beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho muito chato também, sempre começo e paro, estou fazendo agora para fortalecer o joelho. Já fiz muay thai também e adorei. Dica: Tente achar algum lugar que tenha capoeira, você vai gostar já que gosta de muay thai! Beijos

      Excluir
  2. Muito legal seu post, muito difícil ver hoje em dia uma menina que pratica capoeira, achei muito legal!!!!
    Eu tenho muita preguiça de academia, acho que se eu fosse optar por outra coisa seria dança, que eu amo ♥
    Capoeira é dança na verdade né, acho lindo!
    Continue, não pare!

    Beijos
    www.gabrielacravoecanela.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil, mas em tanto haha. Que bom que gostou, não vou parar não <3
      Beijos

      Excluir
  3. Que legal, Lavinia. Apesar de conhecer, superficialmente, a maior parte da história da capoeira, foi bom ler mais detalhadamente. E eu realmente acho muito legal, até deu vontade de conhecer mais de perto lendo o post, mas não da pra se confiar muito em mim porque sou aquele tipo de pessoa que começa cursos e esportes e acaba largando.

    Mas gostei muito do post, faz mais sim!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Vitória. Conheça sim, aposto que você irá gostar.!
      beijos

      Excluir
  4. Achei muito massa você ter contado um pouquinho mais da sua vida aqui La..a capoeira é sua vida ne!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Lari, sim faz parte da minha vida né!
      Beijos

      Excluir
  5. Eu não dava nada pra capoeira antes de conhecer, mas quando viajei pra Bahia vi uma apresentação e AMEI! É realmente incrível!

    http://www.meupessegoazul.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu acho muito legal capoeira, sempre que estou na minha aula de dança vejo o pessoal fazendo e sinto uma vontade bem grande de conhecer e até mesmo tentar um dia hehe.
    adorei saber um pouco da história!
    beeeijos
    Priscila Veiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então o que está esperando? Tenta sim, se você faz dança, vc vai amar! <3
      Beijos

      Excluir
  7. Eu acho capoeira muito show e sempre participo das trocas de cordões todos os anos, claro que na plateia. Já tentei jogar capoeira, mas o bichinho que cansa hahaha

    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cansa demais ne? Por isso disse que emagrece e muito, mas é ótimo e logo depois da um bem-estar danado!
      Beijos

      Excluir
  8. Eu também já pratiquei Capoeira Lavínia! Quando eu tinha uns 5, 6 anos eu fazia aulas 3x por semana! Melhorou muito a minha coordenação motora, além da flexibilidade! Era bem legal! Parei de fazer porque os mestres que me davam aula foram pra outro bairro...
    Mas hoje em dia faço musculação, mas não faço dieta, então já viu né, hahahaha
    Beijos!
    danielacolaci.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que legal Dani, melhora tudo isso mesmo! Ah mas procura de novo para fazer vai ajudar com a musculação e tudo mais!
      Beijão!

      Excluir
  9. Adorei o seu post é muito importante vc. falar também no seu blog as coisas que estão no seu dia a dia e a capoeira esteve e esta presente sempre em sua vida. Uma menina linda que valoriza a sua cultura. É bonito de se ver. estou muito orgulhosa de ser sua mãe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada mãe, sua opinião é mais mais importante e valiosa. Mas observação...... acho que a senhora esqueceu de sair da minha conta para comentar kkkkkkkk. Beijos te amo

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Aqui onde moro tem, porém só homens frequentam e eu sempre tive vontade de tentar ... acho muito legal e adoro fazer execícios e testar coisas novas!

    Beijo, te seguindo e aproveitei para te indicar numa TAG :)
    www.coisasthemulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Vamos conversar, me diz o que achou. Beijos <3

Instagram